PH do solo

O pH do solo é a medida da acidez de uma solução aquosa formada com uma amostra do solo. Ele é importante porque influencia no crescimento dos vegetais.
As cores das hortênsias são determinadas pelo pH do solo onde são plantadas

O pH ou potencial hidrogeniônico é a medida do grau de acidez de uma solução e é definido pelo teor de íons hidrônio (H3O+) livres por unidade de volume. Quanto menor for o valor do pH, mais ácida será a solução, isso porque a escala de pH é logarítmica. Como mostrado a seguir, o pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio na base 10:

pH = - log [H3O+]
[H3O+] = 10-pH

Isso significa que, se eu tenho uma solução com pH igual a 1 ([H3O+] = 1,0 . 10-1) e outra com pH igual a 2 ([H3O+] = 1,0 . 10-2), esta última tem dez vezes mais íons hidrônio que a primeira solução.

A escala de pH, na temperatura de 25ºC, varia de 0 a 14. A solução será ácida se os valores de pH forem menores que 7,0; neutra se o pH for igual a 7,0; e básica se o pH for maior do que 7,0. Geralmente, no caso dos solos, o pH varia entre 3,0 e 9,0.

A medida do pH do solo é um aspecto importante da agricultura, pois ela pode interferir na sua produtividade. Mas como é possível obter essa medida se o solo é sólido e até aqui nós mostramos que o conceito de pH refere-se a soluções?

Bem, o termo “pH do solo” refere-se, na verdade, ao pH de uma solução formada pela mistura de uma amostra do solo com água que é agitada e depois passa por um processo de decantação ou filtração. Dessa forma, mede-se o pH dessa solução com um peagômetro ou com o auxílio de indicadores ácido-base naturais ou artificiais.


Medição do pH do solo (de solução formada por água e solo)

Existem vários fatores que podem interferir no pH do solo, tais como sua composição (rochas), a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.

É importante saber se o solo está ácido ou básico porque isso é determinante para o desenvolvimento de algumas culturas. A erva-mate e a mandioca, por exemplo, requerem um solo ácido para desenvolverem-se, tendo em vista que elas são nativas da América. Geralmente, os solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margens de rios e pântanos (pH < 6,5), e são conhecidos como argilosos.

Mas, na maioria das vezes, solos muito ácidos não são férteis porque a disponibilidade de nutrientes é muito pequena para as plantas. Entre as culturas que não se desenvolvem bem em solos ácidos estão o algodão, a soja, o feijão e a alfafa.

No Brasil, a maioria dos solos é considerada fortemente ácida (pH entre 5,0 e 5,5). Assim, para corrigir o pH do solo, é muito comum a adição de calcário (carbonato de cálcio, CaCO3), em um processo que é denominado calagem. O pH desse sal situa-se na faixa de 6,0 a 6,2, próximo ao neutro. Em regiões ricas em calcário, os solos já são alcalinos naturalmente.

Até mesmo a cor de algumas flores, como as hortênsias, é influenciada pelo pH do solo. Se o pH estiver ácido, as hortênsias terão a cor azul; mas se o solo estiver alcalino, então essas flores terão cores que variam do rosa ao branco. A intensidade dessas cores depende do teor de acidez ou alcalinidade do solo; quanto mais ácido, mais azul-escura ficará; e quanto mais básico, mais clara será.

 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça