Oxidorredução

A oxidorredução envolve reações químicas que ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas reagentes.

As reações de oxirredução ou oxidorredução são aquelas que ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Esse nome baseia-se no fato de que sempre que uma espécie perde elétrons, ou seja, sofre oxidação, outra espécie recebe esses elétrons, sofrendo redução. Assim, a oxidação e a redução são processos contrários que ocorrem simultaneamente.

Reações importantes, tais como a fotossíntese, a corrosão dos metais (como o enferrujamento) e as reações que ocorrem dentro das pilhas e baterias (estudadas na eletroquímica), são exemplos de reações de oxirredução no dia a dia.

Esse conteúdo está intimamente relacionado com o estudo da Eletroquímica. Mas antes de introduzir seus estudos nessa área da Química, você precisa primeiro saber reconhecer uma reação de oxirredução, identificar quem sofre oxidação e quem sofre redução, quem é o agente redutor e o agente oxidante, o que é Nox (número de oxidação) e saber realizar o balanceamento de equações de oxirredução.

Foi com esses objetivos que esta subseção foi preparada. Estude com base nos artigos abaixo e saiba tudo sobre as reações que envolvem transferência de elétrons.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

 

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

A formação da ferrugem é resultado de uma série de complexas reações de oxirredução
A formação da ferrugem é resultado de uma série de complexas reações de oxirredução
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Curtidas

0

por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Compartilhe:
Artigos de Oxidorredução