Eletroquímica

Subseção de Eletroquímica com artigos que abordam o estudo das pilhas e baterias, bem como da eletrólise ígnea e aquosa.

A Eletroquímica estuda a relação entre a eletricidade e as reações químicas que ocorrem com transferência de elétrons.

Essa área de estudos divide-se em dois ramos principais:

1- O estudo das pilhas e baterias: Nesse caso, a energia química é convertida em energia elétrica, ou seja, nesses dispositivos, são colocadas espécies químicas para reagirem espontaneamente, havendo transferência de elétrons entre elas. Uma espécie sofre redução, e a outra, oxidação. Essa transferência de elétrons é aproveitada para gerar corrente elétrica, que faz alguns equipamentos elétricos funcionarem.

Já imaginou como seria a vida hoje sem as pilhas e as baterias? Pense nas baterias dos automóveis e nas baterias dos celulares, ambas recarregáveis. Por que elas podem ser recarregadas, enquanto as pilhas comuns (pilha seca de Leclanché) e as alcalinas não podem? Qual a diferença entre pilhas e baterias?

Alguns artigos desta subseção respondem a essas questões. Leia-os e veja como a Eletroquímica contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento de pilhas e baterias cada vez mais seguras e eficientes. Veja também alguns perigos que o descarte incorreto de determinadas pilhas pode causar ao meio ambiente.

2- O estudo da eletrólise: Esse é um processo inverso ao que ocorre nas pilhas e baterias, ou seja, a energia elétrica é transformada em energia química de uma forma não espontânea. Isso é feito quando se passa corrente elétrica por um sistema líquido que possui íons dissolvidos, produzindo reações de oxirredução.

Existem dois tipos de eletrólise, a eletrólise ígnea e a eletrólise aquosa. Ambas são muito utilizadas em nossa sociedade, como é o caso das substâncias simples que não são encontradas na natureza.

Conheça essas e outras aplicações da eletrólise por meio dos artigos selecionados especialmente para esta subseção de Eletroquímica.

Bons estudos!

As pilhas são dispositivos desenvolvidos graças aos estudos da Eletroquímica
As pilhas são dispositivos desenvolvidos graças aos estudos da Eletroquímica
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Curtidas

0

por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Compartilhe:
Artigos de Eletroquímica