Química Nuclear

Nesta seção de Química Nuclear, você conhecerá o fascinante mundo microscópico dos núcleos atômicos e entenderá os fatores envolvidos no uso da radioatividade.

A radioatividade pode ser definida como um fenômeno natural em que os núcleos instáveis dos átomos de certos elementos emitem radiações espontaneamente de modo a adquirir estababilidade. A Química Nuclear estuda as consequências químicas dessas reações nucleares e a aplicação prática delas.

Geralmente, quando se fala em Química Nuclear ou em radioatividade, pensa-se em aspectos negativos e nocivos à saúde e ao meio ambiente, como a contaminação radioativa que ocorreu com o césio-137 em Goiânia, o acidente na usina nuclear de Chernobil ou as bombas atômicas que foram lançadas na Segunda Guerra Mundial em Hiroshima e Nagasaki.

No entanto, todos esses exemplos mostram que o perigo da radioatividade está principalmente em seu mal uso, seja por falta de conhecimento ou pelo uso desse conhecimento para fins maléficos, egoístas e gananciosos.

Por outro lado, o conhecimento dessa área de estudos pode levar cidadãos bem informados, a comunidade científica, os governos e outras áreas da sociedade que possuem influência de opinião e econômica (como as empresas e indústrias) a usarem a radioatividade para fins que beneficiem a humanidade.

Algumas aplicações pacíficas da Química Nuclear são: aplicação na medicina, tanto em diagnósticos médicos quanto no tratamento de algumas doenças, como cânceres; utilização na agricultura e na conservação de alimentos, nas indústrias, na engenharia, na arqueologia e na produção de grande quantidade de energia "limpa".

A utilização da radioatividade em diversos setores da sociedade é um assunto polêmico que leva a discussões importantes. Por isso, leia os artigos listados nesta seção e fique por dentro desse fascinante mundo microscópico. Assim, você poderá compreender, por meio de novos conceitos, os fatores realmente envolvidos na utilização da radioatividade e criará a sua própria opinião a respeito dessa questão.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

As reações nucleares ocorrem no núcleo do átomo
As reações nucleares ocorrem no núcleo do átomo
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Curtidas

0

por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Compartilhe:
Artigos de Química Nuclear