Outras funções orgânicas

Nesta subseção de Grupos Funcionais, trataremos de algumas funções orgânicas que geralmente são menos comentadas em sala de aula, mas que também são importantes.

Os elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são chamados de elementos organógenos porque eles são os principais formadores dos compostos orgânicos. É por isso que criamos as subseções dos Hidrocarbonetos, das Funções Oxigenadas e das Funções Nitrogenadas, que abrangem os grupos funcionais compostos por esses quatro elementos químicos.

Porém, existem outras funções orgânicas que são menos conhecidas, tais como os haletos orgânicos, os compostos sulfurados e os compostos organometálicos. Esses compostos também são importantes em nosso cotidiano, pois eles estão presentes em solventes, plásticos, inseticidas, gases de refrigeração, anestésicos, medicamentos, no gás de cozinha, em alimentos como alho e cebola e até em sangue artificial.

Assim sendo, não poderíamos nos esquecer desses compostos essenciais em nossas vidas. Esta subseção apresenta artigos que retratam essas funções orgânicas que também devem ser estudadas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Modelo de molécula com halogênios (F, Br, Cl ou I) ligados ao ciclo. Esse é um exemplo de haleto orgânico — uma função orgânica menos popular
Modelo de molécula com halogênios (F, Br, Cl ou I) ligados ao ciclo. Esse é um exemplo de haleto orgânico — uma função orgânica menos popular
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Curtidas

0

por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Compartilhe:
Artigos de Outras funções orgânicas