Lantanídeos e actinídeos na Tabela Periódica
Os lantanídeos e actinídeos são elementos localizados no grupo 3 (IIIB) da Tabela Periódica, mais especificamente no sexto e sétimo períodos.
Por Diogo Lopes Dias
 
            PUBLICIDADE
Os lantanídeos e os actinídeos são os elementos químicos localizados na família IIIB ou grupo 3 da Tabela Periódica e que ocupam, respectivamente, o sexto e sétimo período. Assim, os lantanídeos apresentam sempre seis níveis eletrônicos e os actinídeos apresentam sempre sete níveis eletrônicos.
Na Tabela Periódica, existem duas colunas horizontais posicionadas do lado de fora do corpo principal. Essas duas colunas correspondem às chamadas séries dos lantanídeos e dos actinídeos. Veja um recorte mais específico:

Os lantanídeos e os actinídeos foram posicionados do lado de fora da tabela porque apresentam um total de 30 elementos, o que torna impossível colocá-los no corpo principal da tabela sem deslocar os grupos 4 a 18. Se fosse assim, a tabela ficaria “esteticamente”, digamos assim, desorganizada, tendo um grande espaço entre os grupos 2 e 4.
A série dos lantanídeos possui elementos cujos números atômicos vão de 57 a 71. Esses elementos são:
- 
	Lantânio (La) 
- 
	Cério (Ce) 
- 
	Praseodímio (Pr) 
- 
	Neodímio (Nd) 
- 
	Promécio (Pm) 
- 
	Samário (Sm) 
- 
	Európio (Eu) 
- 
	Gadolínio (Gd) 
- 
	Térbio (Tb) 
- 
	Disprósio (Dy) 
- 
	Hólmio (Ho) 
- 
	Érbio (Er) 
- 
	Túlio (Tm) 
- 
	Itérbio (Yb) 
- 
	Lutécio (Lu) 
Com exceção do Lutécio (que tem como subnível energético o 5d1), todos os outros elementos da série dos lantanídeos apresentam como subnível mais energético o 4f (variando apenas a quantidade de elétrons nesse subnível). Esse fato é facilmente percebido quando observamos a distribuição eletrônica do Lutécio e de outros três elementos da série:

Já a série dos actinídeos apresenta elementos cujos números atômicos vão de 89 a 103. Esses elementos são:
- 
	Actínio (Ac) 
- 
	Tório (Th) 
- 
	Protactínio (Pa) 
- 
	Urânio (U) 
- 
	Netúnio (Np) 
- 
	Plutônio (Pu) 
- 
	Amerício (Am) 
- 
	Cúrio (Cm) 
- 
	Berquélio (Bq) 
- 
	Califórnio (Cf) 
- 
	Einstênio (Es) 
- 
	Férmio (Fm) 
- 
	Mendelévio (Md) 
- 
	Nobélio (No) 
- 
	Laurêncio (Lr) 

Mineral que contém o actinídeo urânio
Com exceção do Laurêncio (que tem como subnível energético o 6d1), todos os outros elementos da série dos actinídeos apresentam como subnível mais energético o 5f (variando apenas a quantidade de elétrons nesse subnível). Esse fato é facilmente percebido quando observamos a distribuição eletrônica do Laurêncio e de outros três elementos da série:

Todos os elementos que pertencem a essas séries apresentam-se no estado sólido e são considerados metálicos. Na série dos lantanídeos, apenas o Promécio é um elemento artificial. Já na série dos actinídeos, todos os elementos após o urânio são sintéticos (produzidos pelo homem).
Todos os actinídeos são considerados elementos radioativos por apresentarem um número atômico superior a 84. No caso dos Lantanídeos, apenas o Promécio é radioativo.
Por Me. Diogo Lopes Dias
 
             
                         
                         
                                 
                                 
                                 
                                 
                                