Nomenclatura de sais duplos

A nomenclatura dos sais duplos facilita o reconhecimento desses sais em meio a todos os outros integrantes desse grupo de substâncias inorgânicas.
Sais diferentes que são utilizados em processos industriais
Sais diferentes que são utilizados em processos industriais
Imprimir
Texto:
A+
A-

O conhecimento a respeito dos sais é muito importante de uma forma geral. Sabe-se que esses compostos estão relacionados com vários processos industriais diferentes, que, por sua vez, estão relacionados de forma direta ou indireta com o dia a dia das pessoas.

Conhecer os sais abrange várias questões, como as suas características químicas, físicas, classificação e nomenclatura. Especificamente em relação à nomenclatura dos sais, temos a seguinte regra geral:

Nome do ânion + de + nome do cátion

Ex: NaI → Iodeto de sódio (o ânion I- é o iodeto e o cátion Na+ é o sódio)

Mas essa regra de nomenclatura só é efetiva para aqueles sais que são classificados como sais simples, ou seja, os sais que, em água, dissociam-se e formam apenas um cátion e um ânion. Por exemplo:

NaI(aq) → Na+(aq)+ I-(aq)

Quando trabalhamos com um sal chamado de duplo, por exemplo, essa regra passa por alguns ajustes. Mas o que seria um sal duplo? Trata-se daquele que apresenta em sua constituição a presença de dois cátions acompanhando um ânion ou dois ânions acompanhando um cátion. Por essa razão, quando esses sais sofrem o fenômeno da dissociação em água, eles liberam dois cátions ou dois ânions, a depender do sal com o qual se está trabalhando.

O sal duplo que apresenta em sua constituição dois cátions acompanhando um ânion é chamado de sal duplo quanto ao cátion. Para realizar a nomenclatura de um sal desse tipo, devemos utilizar a seguinte regra de nomenclatura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nome do ânion + (duplo) + de + nome dos dois cátions (separados pela conjunção e)

OBS.¹: O nome de cada cátion é escrito de acordo com a ordem de eletropositividade. Assim, o cátion mais eletropositivo será escrito primeiro.

Veja alguns exemplos de nomenclatura de sais duplos quanto ao cátion:

  • NaNH4SO4 Sulfato (duplo) de sódio e amônio

  • KMgPO4 Fosfato (duplo) de potássio e magnésio

  • CaZnP2O7 Pirofosfato (duplo) de cálcio e zinco

  • AgFeBO3Borato (duplo) de prata e ferro III

Já o sal duplo que apresenta na sua constituição dois ânions acompanhando um cátion é chamado de sal duplo quanto ao ânion. Para realizar a nomenclatura de um sal desse tipo, devemos utilizar a seguinte regra de nomenclatura.

Nomes dos ânions (separados por um hífen) + de + nome do cátion

OBS2: O nome de cada ânion será escrito de acordo com a ordem de eletronegatividade. Assim, o cátion mais eletronegativo será escrito primeiro.

Veja alguns exemplos de nomenclatura de sais duplos quanto ao ânion:

  • CaClBr Cloreto-brometo de cálcio

  • MgNO3Cl Cloreto-nitrato de magnésio

  • FeISO4 Iodeto-sulfato de ferro III

  • TiPO4CN Fosfato-cianeto de titânio IV


Por Me. Diogo Lopes Dias





Videoaula relacionada:

Por Diogo Lopes Dias