O termo isonitrilo, ou isocianeto, refere-se à função orgânica nitrogenada que apresenta o grupo funcional isocianeto (NC) ligado a um radical orgânico qualquer (R). O grupo isocianeto apresenta os elementos químicos carbono e nitrogênio dispostos da seguinte forma:
Podemos observar no grupo funcional isocianeto que, entre o carbono e o hidrogênio, há uma ligação dupla e uma ligação dativa. Essas ligações são necessárias para que ocorra a estabilização do átomo de carbono, já que ele está ligado exclusivamente ao átomo de nitrogênio. A ligação simples disposta à esquerda do nitrogênio é realizada com o radical orgânico para que o átomo de nitrogênio fique estável também, como descrito a seguir:
De uma forma geral, os isonitrilos são derivados do ácido inorgânico isocianídrico (HNC), em uma reação com um álcool orgânico, por exemplo. Nesse processo, ocorre a troca de posição do hidrogênio do ácido com o radical do álcool, resultando no isonitrilo e em uma molécula de água. A equação a seguir representa a formação de um isonitrilo a partir do ácido:
A nomenclatura oficial (Iupac) de um isonitrilo é feita de forma simples por meio da seguinte regra:
Nome do radical + Carbilamina
Todavia, para nomear um isonitrilo, a regra usual abaixo também pode ser utilizada:
Isocianeto + de + nome do radical + a
Veja os exemplos a seguir:
-
Butil-carbilamina
O radical ligado ao grupo de isocianeto é o butil, logo, essa cadeia pode ser chamada de Butil-carbilamina (Iupac) ou Isocianeto de butila (usual).
-
Isobutil-carbilamina
O radical ligado ao grupo de isocianeto é o isobutil, logo, essa cadeia pode ser chamada de Isobutil-carbilamina (Iupac) ou Isocianeto de isobutila (usual).
-
Hexil-carbilamina
O radical ligado ao grupo de isocianeto é o hexil, logo, essa cadeia pode ser chamada de Hexil-carbilamina (IUPAC) ou Isocianeto de hexila (usual).
As principais propriedades físicas e químicas apresentadas por um isonitrilo são:
-
São compostos que apresentam um densidade inferior à densidade da água;
-
São bastante solúveis em solventes pertencentes às funções orgânicas álcool e éter;
-
A força intermolecular que prevalece nesses compostos é a dipolo permanente;
-
Quando comparados a outros compostos orgânicos que apresentam massa molar semelhante, eles apresentam ponto de fusão e de ebulição mais elevados;
-
Os isonitrilos de cadeias menores são encontrados no estado líquido em temperatura ambiente. Já os de cadeias maiores são sólidos nessa temperatura;
-
Quando estão no estado líquido, são incolores;
-
Apresentam um odor muito desagradável;
-
São compostos químicos mais reativos do que os compostos denominados de nitrilos;
-
Trata-se de compostos químicos muito utilizados em diversas sínteses orgânicas.
Por Me. Diogo Lopes Dias