Isomeria plana de posição

A isomeria plana de posição compara a diferença de disposição entre radicais, grupos funcionais ou instaurações entre cadeias carbônicas.
Fórmulas estruturais de alcoóis que apresentam isomeria plana de posição

Isomeria plana de posição é um dos cinco tipos de isomeria plana (as outras são de cadeia, metameria e tautomeria) e ocorre entre compostos químicos diferentes. Nesse tipo, é possível encontrar itens em diferentes posições ao comparar suas fórmulas estruturais.

Ao comparar as duas fórmulas estruturais a seguir, podemos reparar (observe as setas indicativas) que elas apresentam isomeria de posição por terem um item ocupando diferentes posições (4 e 2, respectivamente).


Ácidos carboxílicos que apresentam isomeria de posição

Critérios para a ocorrência de isomeria plana de posição

Para pensarmos em isomeria plana de posição entre compostos, inicialmente, é fundamental observar se eles apresentam:

  • Mesma função química;

  • Mesmo tipo de cadeia carbônica.

A partir disso, para que eles apresentem isomeria plana de posição, devemos realizar a comparação entre suas cadeias carbônicas, buscando, ao longo das cadeias, a diferença no posicionamento de:

  • Grupos funcionais (por exemplo, o grupo hidroxila dos alcoóis ou a carbonila das cetonas);

  • Insaturações (ligação dupla ou tripla);

  • Radicais orgânicos (metil, etil, etc.).

Exemplos

Observe a seguir alguns exemplos de verificação da existência de isomeria plana de posição entre compostos químicos diferentes:

  • 1º Exemplo: But-1-eno e but-2-eno


Fórmulas estruturais dos alcenos analisados

Esses compostos são hidrocarbonetos, isto é, apresentam apenas carbonos e hidrogênios, do tipo alcenos (por apresentarem apenas uma ligação dupla), com cadeia carbônica aberta (não cíclica), normal (apenas duas extremidades livres), insaturada (ligação dupla ou tripla entre carbonos) e homogênea (nenhum elemento diferente entre os carbonos).

São isômeros de posição porque apresentam a mesma função, o mesmo tipo de cadeia e diferentes posições para a ligação dupla. No but-1-eno, a ligação dupla está entre os carbonos 1 e 2; no but-2-eno, a ligação dupla está entre os carbonos 2 e 3.

  • 2º Exemplo: 2-metil-pentano e 3-metil-pentano


Fórmulas estruturais dos alcanos analisados

Esses compostos são hidrocarbonetos (por terem apenas carbonos e hidrogênios), do tipo alcanos (por apresentarem apenas ligações simples entre os carbonos), com cadeia carbônica aberta (não cíclica), ramificada (por ter três extremidades livres), saturada (ligação simples entre carbonos) e homogênea (nenhum elemento diferente entre os carbonos).

São isômeros de posição porque apresentam a mesma função, o mesmo tipo de cadeia e diferentes posições para o radical metil (CH3). No 2-metil-pentano, o radical metil está localizado no carbono 2 da cadeia principal (pentano); e, no 3-metil-pentano, o radical metil está localizado no carbono 3 da cadeia.

  • 3º Exemplo: Pentan-2-ona e pentan-3-ona


Fórmulas estruturais das cetonas analisadas

Nesse caso, os compostos são cetonas (por terem uma carbonila, C=O, entre dois carbonos), com cadeia carbônica aberta (não cíclica), normal (por ter apenas duas extremidades livres), saturada (ligação simples entre carbonos) e homogênea (nenhum elemento diferente entre os carbonos).

São isômeros de posição porque apresentam a mesma função, o mesmo tipo de cadeia e diferentes posições para a carbonila (C=O). No pentan-2-ona, a carbonila está localizada no carbono 2 da cadeia, e, no pentan-3-ona, a carbonila está localizada no carbono 3 da cadeia.



Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias