Ácido sulfúrico

Você está aqui

O ácido sulfúrico é um ácido forte, extremamente corrosivo e oxidante. É considerado uma das substâncias mais produzidas no mundo.

O ácido sulfúrico é um ácido inorgânico líquido na temperatura ambiente, incolor, viscoso e pouco volátil, ou seja, não evapora com facilidade. Sua temperatura de fusão é de 10,4°C e de ebulição 337°C. Sua densidade é 1,84 g/cm3.

É uma substância muito solúvel em água, mas esse processo de mistura deve ser feito com muita cautela, sempre adicionando o ácido sulfúrico na água e nunca ao contrário, pois é uma mistura que libera muito calor e gera desprendimento de gases que podem causar graves acidentes.

Leia também: Força dos ácidos e seu grau de ionização

Fórmula do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é uma substância bastante corrosiva, podendo causar queimaduras químicas e queimaduras de segundo grau.
O ácido sulfúrico é uma substância bastante corrosiva, podendo causar queimaduras químicas e queimaduras de segundo grau.

O ácido sulfúrico possui fórmula molecular H2SO4 e massa molar 98,08 g/mol. Os átomos de enxofre, oxigênio e hidrogênio são unidos por ligações covalentes com compartilhamento de elétrons. O ácido sulfúrico é considerado um ácido forte e uma substância bastante oxidante, corrosiva e desidratante, mesmo em concentrações moderadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Usos do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é uma das substâncias com maiores utilizações nas indústrias, pois esse ácido está diretamente ligado aos processos industriais mais comuns da indústria química, como na produção de fertilizantes (um dos produtos mais utilizados mundialmente), em que o ácido sulfúrico é uma das matérias-primas usadas no processo. Para se ter ideia, cerca de 60% do ácido sulfúrico produzido no mundo é destinado para a indústria de fertilizantes.

O ácido sulfúrico também é usado na composição de baterias automotivas, servindo como eletrólito, que é uma solução que permite a passagem de corrente elétrica pelo sistema da bateria. O ácido sulfúrico é um bom eletrólito, pois é uma substância com alto grau de ionização, ou seja, ioniza-se com grande facilidade, tornando-se um excelente condutor de eletricidade.

Além disso, o ácido sulfúrico também é utilizado na fabricação de explosivos, papéis, tintas, no processo de refino do petróleo e atua como catalisador de diversas reações químicas em processos laboratoriais. 

Veja também: Propriedades e aplicações do ácido acético

Produção industrial do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é um dos produtos mais fabricados e utilizados no mundo, girando em torno de 200 milhões de toneladas produzidas por ano.
O ácido sulfúrico é um dos produtos mais fabricados e utilizados no mundo, girando em torno de 200 milhões de toneladas produzidas por ano.

O ácido sulfúrico é produzido em escala industrial pelo método denominado processo de contato, que acontece em três etapas:

1ª etapa: Queima do enxofre para produção de dióxido de enxofre

S(s) + O2(g) → SO2(g)

2ª etapa: Oxidação do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre

2 SO2(g) + O2(g)  2 SO3(g)

3ª etapa: Hidratação do trióxido de enxofre, formando o ácido sulfúrico

SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(l)

Saiba também: Como ocorrem as reações com óxidos ácidos?

Onde é encontrado o ácido sulfúrico?

Além dos usos e aplicações do ácido sulfúrico listados anteriormente, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na chuva ácida. Ela é formada pela reação de óxidos de enxofre liberados da queima de combustíveis fósseis, nos grandes centros urbanos, e a água, como é mostrado na reação a seguir.

SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)

SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)

Nessa reação, o dióxido de enxofre sofre oxidação na atmosfera e forma o trióxido de enxofre, que em seguida reage com a água e forma o ácido sulfúrico.
O ácido sulfúrico também é formado, em taxas menores, de forma natural pela oxidação de sulfetos presentes em minérios, como a galena (sulfeto de chumbo II), a pirita (sulfeto de ferro II), esfarelita (sulfeto de zinco), entre outros. Esses sulfetos também são liberados como produtos das atividades vulcânicas, podendo resultar na formação de ácido sulfúrico.

O ácido sulfúrico é um ácido mineral formado pelos elementos enxofre, hidrogênio e oxigênio.
O ácido sulfúrico é um ácido mineral formado pelos elementos enxofre, hidrogênio e oxigênio.
Por Victor Ricardo Ferreira

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados