Fração molar

<

Você está aqui

A fração molar é representada pela letra X.
A fração molar é representada pela letra X.

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Diogo Lopes Dias

A fração molar é uma modalidade de concentração de soluções em que o número de mol (na) de um componente específico (soluto ou solvente) é dividido pelo número de mol (n) de toda a solução.

O número de mol da solução (n) é determinado pela soma do número de mol do soluto (n1) com o número de mol do solvente (n2).

Veja também: Mol

Fração molar do soluto e do solvente

A fração molar é sempre calculada de forma individual para o soluto e para o solvente, ou seja, não se trabalha a fração molar da solução, e sim a fração molar dos componentes dessa solução. Assim, quando o exercício fornecer o número de mol do soluto (n1), basta dividi-lo pelo número de mol da solução (n) para determinar a fração molar do soluto (X1):

Quando o exercício fornecer o número de mol do solvente (n2), basta dividi-lo pelo número de mol da solução (n) para determinar a fração molar do solvente (X2):

Quando o exercício não fornecer o número de mol do soluto e o número de mol do solvente, devemos calculá-los por meio das massas de cada um e suas massas molares.

m1: massa do soluto presente na solução;
M1: massa molar.

m2: massa do solvente presente na solução;
M2: massa molar.

Intervalo de variação da fração molar

Como o número de mol da solução é a soma entre o número de mol do soluto e o número de mol do solvente, o denominador da fração molar do soluto e do solvente sempre será maior que o numerador.

Fórmula e relações de grandeza na fração molar.
Fórmula e relações de grandeza na fração molar.

Sempre que o denominador de uma divisão é maior que o numerador, o resultado final fica entre 0 e 1. Assim, quando realizado o cálculo da fração molar, o resultado deve estar entre zero e um.

A solução é a resultante da soma entre o soluto e o solvente. A somatória entre os valores das frações molares do soluto e do solvente resultar é igual a 1.

'Fração molar e porcentagem

Como os resultados das frações molares do soluto e do solvente estão sempre entre 0 e 1, podemos transformá-los em porcentagem. Para isso, bastar multiplicar o resultado por 100.

A somatória das porcentagens resulta sempre em 100%.

Fração molar e molalidade

Molalidade (W) é uma modalidade de concentração de soluções que pode ser calculada pela relação entre o número de mol do soluto (n1) e a massa do solvente (m2) ou pela relação entre a massa do soluto (m1) e o produto entre a massa molar do soluto (M1) e a massa do solvente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fração molar e pressão parcial

A relação matemática entre a pressão parcial de um gás (Pa) e a pressão total do sistema (PT) é sempre igual à fração molar do gás (Xa).

Conhecendo a fração molar de um gás qualquer e a pressão total do sistema, podemos determinar a pressão parcial do gás. Isso também se aplica à pressão total do sistema.

Relação entre a fração molar e o título em massa da solução

Quando o exercício envolver fração molar e título (T), devemos conhecer a expressão matemática utilizada para calcular o título.

Vale destacar que a massa da solução (m) é a soma entre a massa do soluto (m1) e a massa do solvente (m2).

Exercícios resolvidos sobre fração molar

Exercício 1 - Uma solução preparada tomando-se 1 mol de glicose e 99 mol de água apresenta frações molares de soluto e solvente, respectivamente, iguais a:

a) 0,18 e 0,82.

b) 0,82 e 0,18.

c) 0,90 e 0,10.

d) 0,10 e 0,90.

e) 0,01 e 0,99.

Resolução: letra e.

Dados

  • Número de mol do soluto (n1) = 1 mol

  • Número de mol do solvente (n2) = 99 mol

  • Número de mol da solução (n) = 100 mol (após somar os valores do soluto e do solvente)

  • Cálculo da fração molar do soluto:

  • Cálculo da fração molar do solvente:

Exercício 2: A fração molar da glicose (C6H12O6) em uma solução aquosa é 0,01. Podemos afirmar que o título em massa da solução vale, aproximadamente:

Dados: massa molar da glicose: 180g/mol; massa molar da água: 18 g/mol.

a) 0,01%

b) 0,83%

c) 1,00%

d) 9,17%

e) 90,9%

Resolução: letra d.

O único dado que o exercício forneceu foi a fração molar do soluto (X1): 0,01 (ou seja, 1 centésimo). Como ela envolve a divisão entre o número de mol do soluto e o número de mol da solução, podemos fazer a seguinte relação matemática:

A partir dessa relação matemática, temos que o número de mol do soluto (n1) é igual a 1 mol, e o número de mol da solução (n) é igual a 100 mol. Como a solução é igual à soma entre soluto e solvente, o número de mol do solvente é 99 mol.

Para calcular o título, é necessário transformar o número de mol do soluto e o número de mol do solvente em massa.

  • Cálculo da massa do soluto (m1)

n1 = m1
       M1

1 = m1
    180

m1 = 180 g

  • Cálculo da massa do solvente (m2)

Obs.: a massa da solução (m) é 1962 g (após somar os valores do soluto e do solvente).

  • Cálculo do título

Curtidas

0

Compartilhe: