Levigação

Levigação é um método de separação de misturas sólidas heterogêneas que envolve a adição de água, a agitação e a drenagem do líquido para separar os componentes.
Homens usando a levigação para garimpar ouro.
O processo de levigação tem vasta aplicação no extrativismo mineral, principalmente na busca por ouro e diamante.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

Levigação é um dos diversos métodos de separação usados pelo homem com a finalidade de isolar compostos. Nesse caso, ela se destaca pela sua forma simples de separar misturas heterogêneas de sólidos usando a água como mecanismo de arraste das partículas. Uma vez que as partículas mais leves são arrastadas pela força da água, as mais densas permanecem no recipiente, facilitando a identificação do material de interesse. Por isso, esse processo é muito utilizado em zonas de garimpo na busca por metais preciosos como o ouro.

Leia também: Centrifugação — outro método de separação de misturas

Resumo sobre levigação

  • Levigação é um processo de separação de misturas heterogêneas sólidas.
  • Utiliza como princípio a diferença de densidade dos componentes.
  • O componente menos denso é arrastado pela água em agitação.
  • O sedimento é secado, resultando na separação dos componentes da mistura.
  • É um processo muito utilizado na indústria de mineração.

O que é levigação?

A levigação é um processo de separação de misturas sólidas heterogêneas, em que um dos componentes (geralmente em forma de pó) é facilmente arrastado por um líquido, enquanto o outro componente, mais denso, não é tão facilmente arrastado. Esse método é utilizado quando é necessário separar partículas sólidas com densidades diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de levigação

Em operações de mineração de aluvião (extração de minerais da superfície terrestre), a levigação é usada para separar areia e cascalho. Nesse caso, a mistura de minério moído é colocada em um recipiente com água, onde a areia, que é mais leve, é facilmente arrastada pela água, enquanto o cascalho mais denso permanece no fundo.

Separação de minérios em um rio, exemplo de levigação.
Na extração de ouro, a mistura é colocada em um tanque com água para que os minerais mais leves sejam arrastados pela água.[2]

Outro exemplo ocorre na indústria alimentícia, onde a levigação é usada para separar grãos danificados de grãos saudáveis. Nesse sentido, os grãos são misturados com água e agitados, fazendo com que os grãos danificados, que são mais leves, flutuem e possam ser removidos, enquanto os saudáveis afundam.

Esse processo é frequentemente usado no dia a dia ao lavar o feijão antes do cozimento, em que os grãos furados ficam mais leves e são arrastados pela água deixando apenas os grãos em bom estado.

Grãos de feijão mergulhados em água para levigação.
Usamos a levigação para separar grãos de feijão estragados de grãos saudáveis.

Apesar de a levigação ser útil para separar grãos “estragados”, esse processo não é eficaz para separá-los de pedregulhos, pois estes são mais densos que o feijão.

Veja também: Quais são os tipos de mistura?

Como acontece a levigação?

O processo de levigação envolve a utilização de um líquido (geralmente água) para separar os componentes da mistura. Sendo assim, o sólido mais denso é depositado no fundo do recipiente, enquanto o líquido e as partículas mais leves são drenados, resultando na separação dos componentes. Portanto, a técnica consiste basicamente em:

  1. Submeter a mistura a uma corrente de água ou outro líquido apropriado.
  2. Agitar a mistura, pois esse processo ajuda a separar melhor os componentes, permitindo que o sólido mais denso se separe das partículas mais leves.
  3. Em seguida, a água (junto com as partículas mais leves) é cuidadosamente drenada do recipiente, deixando para trás o sedimento contendo o sólido mais denso.
  4. E, por último, é feita a secagem do sólido, em que o material sedimentado é colocado em um local arejado ou aquecido para remover qualquer umidade restante, deixando o sólido seco e pronto para uso ou descarte (etapa dispensável).

Qual a diferença entre levigação, ventilação e peneiração?

Além da levigação, há também outras técnicas de separação, como a ventilação e a peneiração, cujo princípio de aplicação é o mesmo: separar misturas sólidas. Mas quais as diferenças entre elas? Para responder a essa pergunta, sintetizamos algumas informações no quadro abaixo:

Processo

Diferenças

Exemplos

Levigação

Separação de partículas sólidas com diferentes densidades por meio de uma corrente de água ou outro líquido.

Submeter o ouro (mais denso) a uma corrente de água para separá-lo da areia (menos densa).

Ventilação

Separação de partículas sólidas com diferentes densidades por meio de uma corrente de ar.

Ventilar cascas (menos densas) dos grãos de arroz (mais densos).

Peneiração

Separação de partículas com diferentes tamanhos por meio de uma peneira.

Peneirar farinha para separar partículas menores, que passam pelos furos da peneira, das partículas maiores, que ficam retidas.

Apesar das diferenças, perceba que essas técnicas são bem parecidas, porém são específicas para finalidades distintas.

Saiba mais: Como é feita a técnica da filtração?

Exercícios resolvidos sobre levigação

1) Separar misturas heterogêneas de sólidos – como areia dos cascalhos e ouro – no processo de mineração é algo que pode ser facilitado pela levigação, que consiste em:

a) Separação de misturas por meio de uma corrente de ar.

b) Separação de misturas por meio da força da água.

c) Separação de misturas por meio da centrifugação.

d) Separação de misturas por meio da eletrólise.

e) Separação de misturas por meio da peneiração.

Gabarito: b

A levigação consiste em separar componentes sólidos de uma mistura heterogênea utilizando a força da água para arrastar as partículas menos densas.

2) Assinale a alternativa que melhor representa a aplicação do processo físico de separação de misturas conhecido como levigação:

a) Separação de grãos de diferentes tamanhos por meio de uma peneira.

b) Separação de álcool e água por destilação.

c) Separação de sal e areia por meio da decantação.

d) Separação de pedaços de aço da areia por meio de uma corrente de água.

e) Separação de arroz integral de arroz branco por meio da ventilação.

Gabarito: d

Ao submeter uma mistura formada por aço, que é bem mais denso que a areia, a uma corrente de água, a areia será facilmente arrastada pelo líquido, deixando apenas o aço.

Créditos das imagens

[1]Sony Herdiana/ Shutterstock

[2]goran_safarek/ Shutterstock

Fontes

REIS, M. Processos mecânicos de separação de misturas. In: Química 1 - Ensino Médio. 1a ed. São Paulo: Editora Ática, 2013. v. 1p. 76.

SANTOS, C. M. B. C. DA S. Desenvolvimento de um processo de desmembramento e separação de cápsulas de café. [s.l.] Universidade Nova de Lisboa, 2011.

WILLS, B. A.; FINCH, J. A. Wills’ mineral processing technology: An introduction to the practical aspects of ore treatment and mineral recovery. [s.l: s.n.].

Por Jhonilson Pereira Gonçalves