Misturas eutéticas e azeotrópicas

Você está aqui

O álcool hidratado a 96% é uma mistura azeotrópica com ponto de ebulição igual a 78,1 ºC
O álcool hidratado a 96% é uma mistura azeotrópica com ponto de ebulição igual a 78,1 ºC

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Conforme dito no texto Diagrama de Mudança de Estado Físico, o gráfico que mostra a mudança de estado físico das substânicas puras apresenta dois patamares, ou seja, duas linhas horizontais, porque enquanto o tempo (eixo das abscissas) passa, a temperatura (eixo das coordenadas) permanece constante no ponto de fusão e no ponto de ebulição até que toda a substância mude de estado físico.

Já as misturas não possuem nenhum patamar em seus diagramas de mudança de estado físico porque, à medida que a mistura muda de estado de agregação, sua constituição varia e, desse modo, tanto o processo de fusão (ou solidificação) quanto o processo de ebulição (ou condensação) não ocorrem com uma temperatura fixa, mas começam em uma temperatura e terminam em outra.

No entanto, existem dois casos especiais de misturas que não se enquadram nesses padrões. Trata-se das misturas eutéticas e azeotrópicas. Entenda do que se trata cada uma:

* Misturas eutéticas: São aquelas que se comportam como uma substância pura durante o processo de fusão (ou solidificação). Isso significa que, quando a mistura é aquecida e começa a passar do estado sólido para o líquido, a temperatura de fusão é fixa e fica constante até que toda a mistura passe para o estado líquido. O mesmo ocorre com o processo inverso, de resfriamento, isto é, o ponto de congelamento ou solidificação é fixo e constante até que todo o líquido solidifique-se.

Portanto, o diagrama de mudança de estado físico para as misturas eutéticas é dado por:

Gráfico de mudança de estado físico das misturas eutéticas
Gráfico de mudança de estado físico das misturas eutéticas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As misturas eutéticas possuem a concentração dos seus constituintes fixa. Um exemplo é a solda — liga metálica formada por exatamente 62% de estanho e 38% de chumbo. Nessas proporções, a solda possui ponto de fusão igual a 183ºC.

A solda formada por 62% de estanho e 38% de chumbo é um exemplo de mistura eutética
A solda formada por 62% de estanho e 38% de chumbo é um exemplo de mistura eutética

* Misturas azeotrópicas: São aquelas que se comportam como uma substância pura durante o processo de ebulição (ou condensação). Isso significa que, quando a mistura é aquecida e começa a passar do estado líquido para o gasoso, a temperatura de ebulição é fixa e fica constante até que toda a mistura passe para o estado gasoso. O mesmo ocorre com o processo inverso, de resfriamento, isto é, o ponto de condensação é fixo e constante até que todo o gás liquefaça-se.

O diagrama de mudança de estado físico para as misturas azeotrópicas é dado por:

Gráfico de mudança de estado físico das misturas azeotrópicas
Gráfico de mudança de estado físico das misturas azeotrópicas

As misturas azeotrópicas também precisam ter proporções bem definidas. Um exemplo é o álcool a 96%, ou seja, com 96% de etanol e 4% de água. O ponto de ebulição dessa mistura é exatamente 78,1ºC.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química




Videoaulas relacionadas:

Curtidas

0

Compartilhe: