O ano de 2016 começou com uma excelente notícia para o mundo da Química. A União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) reconheceu a descoberta de quatro novos elementos químicos que completam o sétimo período da Tabela periódica.
Trata-se de elementos químicos transurânicos (elementos radioativos com número atômico maior do que 84), e sua existência só é possível por meio da sua síntese, ou seja, eles não podem ser encontrados na natureza.
Agora a Tabela Periódica apresenta oficialmente 118 elementos químicos. Veja as características dos mais novos elementos:
a) Ununtrium
Sigla, número atômico e de massa do Ununtrium
Trata-se de um elemento químico que apresenta características semelhantes às do Tálio (elemento pertencente ao sexto período da família IIIA). Veja algumas delas:
-
Estado físico: sólido
-
Subnível mais externo: 7p1
-
113 prótons no interior do seu núcleo
-
113 elétrons em seus orbitais atômicos
-
É metálico
-
Elevada instabilidade
-
Alto peso molecular
b) Ununpentium
Sigla, número atômico e de massa do Ununpentium
Trata-se de um elemento químico que apresenta características semelhantes às do Bismuto (elemento pertencente ao sexto período da família VA). Veja algumas delas:
-
Estado físico: sólido
-
Subnível mais externo: 7p3
-
115 prótons no interior do seu núcleo
-
115 elétrons em seus orbitais atômicos
-
É metálico
-
Elevada instabilidade
-
Alto peso molecular
c) Ununseptium
Sigla, número atômico e de massa do Ununseptium
Trata-se de um elemento químico que apresenta características semelhantes às do Astato (elemento pertencente ao sexto período da família VIIA). Veja algumas delas:
-
Estado físico: sólido
-
Subnível mais externo: 7p5
-
117 prótons no interior do seu núcleo
-
117 elétrons em seus orbitais atômicos
-
É ametálico
-
Elevada instabilidade
-
Alto peso molecular
d) Ununoctium
Sigla, número atômico e de massa do Ununoctium
Trata-se de um elemento químico que apresenta características semelhantes às do Radônio (elemento pertencente ao sexto período da família VIIIA). Veja algumas delas:
-
Estado físico: gasoso
-
Subnível mais externo: 7p6
-
118 prótons no interior do seu núcleo
-
118 elétrons em seus orbitais atômicos
-
É um gás nobre
-
Elevada instabilidade
-
Alto peso molecular
Vale salientar, todavia, que esses quatro novos elementos não acabaram de ser descobertos. Na realidade, a IUPAC reconheceu suas formas de obtençãoem laboratório. A descoberta de cada um deles, em alguns casos, ocorreu há muitos anos:
-
Ununtrium: descoberto no ano de 2003 por um trabalho em conjunto entre cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e do Lawrence Livermore, nos Estados Unidos. Foi confirmado por japoneses do laboratório RIKEN em 2004.
-
Ununpentium: descoberto no ano de 2004 por um trabalho em conjunto entre cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore nos Estados Unidos.
-
Ununseptium: Elemento que foi sintetizado no mês de abril do ano de 2010 no Laboratório chamado Flerov, localizado em Moscou (Rússia).
-
Ununoctium: descoberto em 2006 novamente pelo trabalho em conjunto do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, e do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear de Dubna, na Rússia.
O próximo passo a ser seguido pela IUPAC após a inclusão desses novos elementos na Tabela Periódica é fornecer a eles um nome.
Por Me. Diogo Lopes Dias