Decantação

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas formadas por sólido e líquido ou por dois ou mais líquidos.
A decantação é um método de separação de misturas utilizado para tratamento do esgoto

A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características:

  • Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia.

  • Formadas por dois ou mais líquidos imiscíveis, isto é, que não se dissolvem. Exemplos: água e óleo, água e gasolina.

A decantação tem como princípio deixar a mistura heterogênea em repouso para que a diferença de densidade entre os materiais atue, fazendo com que um deles desça para o fundo do recipiente e o outro flutue sobre ele.

→ Decantação em mistura formada por sólido e líquido

Quando a mistura heterogênea é formada por um sólido não dissolvido em um líquido, deve-se realizar os seguintes passos:

  • 1o Passo: colocar a mistura em um recipiente;

  • 2o Passo: deixar a mistura em repouso até que todo o material sólido esteja no fundo do recipiente.


Decantação de uma mistura formada por água e areia

Como o sólido e o líquido ainda estão no mesmo recipiente, a decantação em uma mistura formada por sólido e líquido requer ainda a utilização de outro método, a sifonação, para fazer a separação completa dos componentes.

OBS.: Sifonação significa utilizar um instrumento para realizar a retirada de um líquido presente em uma mistura.


Técnico sifonando uma mistura por meio de uma seringa

Assim, após decantar, basta utilizar uma seringa, pipeta ou mangueira para fazer a retirada do líquido que está sobre o sólido depositado no fundo.

Decantação em mistura formada por dois líquidos

Quando a mistura heterogênea é formada por dois ou mais líquidos imiscíveis, é interessante realizar a decantação no interior de um equipamento de laboratório denominado de funil de bromo (ou funil de separação ou funil de decantação).


O funil de bromo é muito eficaz para separar líquidos imiscíveis

O funil de bromo possui uma válvula que permite que o líquido de maior densidade escoe para o interior de outro recipiente, como um béquer. Por isso, antes de utilizar esse equipamento, é fundamental realizar os seguintes passos:

  • 1o Passo: Montar o sistema para utilizar o funil de bromo. Esse sistema é composto pelo suporte universal, garra e um béquer, como na imagem abaixo:


Sistema de separação com o funil de bromo

  • 2o Passo: Colocar a mistura formada pelos líquidos imiscíveis no interior do funil de bromo.

  • 3o Passo: Deixar a mistura em repouso (decantando) durante tempo suficiente para que o líquido de maior densidade posicione-se no fundo do funil. O líquido de menor densidade ficará posicionado em cima do outro líquido.

  • 4o Passo: Abrir a válvula para o escoamento do líquido mais denso.

→ Acelerando uma decantação

O processo de decantação pode ser acelerado por meio da utilização de um equipamento chamado de centrífuga. Nesse equipamento a mistura é submetida a sucessivas rotações, o que favorece a deposição do material mais denso no fundo do recipiente.


Centrífuga sendo utilizada para acelerar a decantação do sangue





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto:

Por Diogo Lopes Dias