Dicas de estudo de Química

A disciplina de Química exige do estudante a flexibilidade e aptidão para estudar tópicos que são majoritariamente teóricos, como os modelos atômicos, e também tópicos que envolvem questões com muitos cálculos, como molaridade, concentração e termoquímica. Para tirar de letra essas duas possibilidades da Química, organize-se, planeje seus estudos, tenha sempre anotações, mapas mentais em mãos para fazer a revisão quando necessário, e, assim como em outras disciplinas, é muito importante praticar o que se aprendeu fazendo exercícios, ensinando ou, o que essa disciplina permite em muitos tópicos, praticando de forma experimental.

Leia também: Experimento sobre densidade com bolinhas de naftalina 

Organize seu tempo

Nada melhor que um planejamento para fazer seus estudos renderem. A Química tem um extenso número de tópicos a serem estudados, e alguns demandam mais tempo que outros. Organize quanto tempo vai demandar cada tópico, e, antes de cada momento de estudo, planeje de que forma você estudará, considerando, por exemplo:

• videoaulas

•  artigos

•  documentários

•  resolução de exercícios

•  experimentação

O estudante e sua relação com o tempo.
O estudante e sua relação com o tempo.

Pratique

Assim como em outras disciplinas, praticar, fazer exercícios, testar o que foi estudado, sempre mapeando suas maiores dificuldades, é importante. A prática para a Química pode ir além dos exercícios, como se trata de uma ciência muito experimental, é possível testar algumas teorias e leis em casa com materiais de uso doméstico. Isso ajuda na compreensão do assunto, faz o momento de estudo ficar mais interessante e atrativo, e de quebra você pode filmar ou explicar a sua experiência para alguém de casa, a explicação dada sobre o assunto vai contribuir com a fixação do conteúdo.

Aproveite seu tempo de estudo para realizar experimentações em casa.
Aproveite seu tempo de estudo para realizar experimentações em casa.

Revise

A cada início de um novo assunto, faça uma breve revisão do que foi visto, para que assim você não se esqueça do que já foi estudado, faça também, a cada simulado, um levantamento dos tópicos  nos quais você tem mais dificuldade, a fim revisar seus assuntos e fazer um nivelamento geral.

Atenção aos tópicos que mais caem no Enem

Alguns tópicos de Química caem com mais frequência no Enem, esteja atento a eles, reforce o desenvolvimento de cada um na hora de estudar, faça mais exercícios, esteja preparado. Os tópicos recorrentes são:

•  Estequiometria

•  Termoquímica

•  Química orgânica

•  Propriedades da matéria

•  Leis da radioatividade

•  Química dos alimentos

•  Forças intermoleculares e intramoleculares

Eletroquímica

•  Química ambiental

•  Isomeria

Veja também: Cálculo da variação da entalpia de uma reação química

Fique atento a associações

É muito comum as questões de Química virem com um enunciado que relacione seu conteúdo a um fenômeno da nossa vivência ou assunto noticiado recentemente. Daí a importância de fazer-se associações do conteúdo estudado com exemplos do cotidiano e também pesquisas que expliquem fenômenos como chuva ácida, explosões nucleares, acidentes com produtos tóxicos, entre outros.

Por exemplo, na prova do Enem de 2003, havia uma questão relacionada à liberação de gases em processos de decomposição natural. Veja:

(Enem 2003) Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem

conter sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Gases tóxicos podem ser produzidos em processos naturais.

II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais.

III. Esterco e alimentos em decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S).
Está correto, apenas, o que se afirma em:

(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e III
(E) II e III

Resolução

Letra D 

Por Laysa Bernardes Marques de Araújo

Curtidas

0

por Laysa Bernardes Marques de Araújo

Compartilhe:
Artigos de Dicas de estudo de Química