Cálculos na Titulação

Você está aqui

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

No texto Titulação, você aprendeu o que é essa técnica e como ela é realizada, ou seja, a parte qualitativa. Agora vamos entender a parte quantitativa, que corresponde aos cálculos na titulação.

Conforme mencionado no texto citado, a titulação ácido-base é realizada quando desejamos descobrir a concentração (geralmente a concentração em quantidade de matéria (em mol/L)). Vejamos um exemplo para saber como proceder:

Exemplo: Considerando que 50 cm3 de solução de KOH foram titulados com 20 cm3 de solução de 0,5 mol/L de HCl, determine a concentração em mol/L do KOH.

Resolução: O enunciado explica que foi realizada uma titulação em que o titulado (solução cuja concentração é desconhecida) é o KOH (hidróxido de sódio – uma base). O titulante (solução colocada na bureta para reagir com o KOH) foi o HCl (ácido clorídrico). Com essa titulação, foram obtidos os seguintes dados:

MKOH = ?
VKOH = 50 cm3 = 50 mL
VHCl = 20 cm3 = 20 mL
MHCl = 0,5 mol/L

Para resolver esse exercício e descobrir a concentração em mol/L do KOH, o primeiro passo é saber escrever a equação que representa a reação de neutralização que ocorreu e balanceá-la corretamente. As reações de neutralização obedecem ao seguinte esquema: ácido + base → sal + água.

Nesse caso, ocorreu a seguinte reação: KOH + HCl → KCl + H2O

Observe que a equação já está balanceada. O balanceamento correto da equação é importante porque precisamos observar a proporção estequiométrica entre os reagentes, que, nesse caso, é de 1 : 1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O segundo passo é relacionar os dados obtidos. Visto que ocorreu uma reação de neutralização total, isso significa que o número de íons H+ e de íons OH- presentes no meio tornou-se igual. Então, temos:

nHCl = nKOH

Sabendo que n = M . V, podemos realizar a seguinte substituição:

nHCl = nKOH
MHCl . VHCl = MKOH . VKOH

Você pode usar essa fórmula (M1 . V1 = M2 . V2) para resolver todos os casos de titulação. No entanto, lembre-se de colocar a proporção estequiométrica. Nesse caso, a proporção é de 1 : 1 , então, não afeta a fórmula. Mas se a proporção fosse, por exemplo, de 2 : 1, teríamos que usar a fórmula da seguinte forma: 2. M1 . V1 = M2 . V2. Vamos prosseguir com os cálculos:

MHCl . VHCl = MKOH . VKOH
0,5 mol/L . 20 mL = MKOH . 50 mL
MKOH = 0,5 mol/L . 20 mL
                   50 mL

MKOH = 0,2 mol/L

Observe que não foi necessário passar as unidades dos volumes de mL para L porque elas cancelam-se na fórmula. Portanto, a concentração inicial da solução KOH, nosso titulado, é de 0,2 mol/L.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Compartilhe: