Reações de simples troca entre ametais

Você está aqui

As reações de simples troca entre ametais são aquelas em que o ametal de uma substância simples troca de posição com o ametal de uma substância composta.

A reação de simples troca entre ametais é aquela em que o ametal de uma substância simples (aquela que apresenta apenas um elemento químico) desloca (troca de posição) o ametal de uma substância composta (aquela que apresenta dois ou mais elementos químicos diferentes).

Considere a equação química a seguir:

A + CD → D + CA

Temos que A (ametal) é uma substância simples e que CD (D é o ametal) é uma substância composta. Observa-se que A trocou de posição com D, que, por sua vez, transformou-se em uma substância simples. Já o A formou uma substância composta com C.

Para que o ametal da substância simples consiga deslocar o ametal da substância composta, é necessário que ele seja mais eletronegativo, ou seja, capaz de atrair os elétrons do outro para si. Dessa forma, no exemplo acima, A atrai elétrons de D, promovendo o deslocamento.

OBS.: Sempre que o ametal da substância simples for menos eletronegativo que o da substância composta, a reação não acontecerá.

Para saber se um ametal deslocará outro, basta utilizar a ordem decrescente de eletronegatividade para esses elementos:

F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P

Acompanhe agora exemplos de reações de simples troca entre ametais:

Exemplo 1: Reação entre o gás cloro (Cl2) e o ácido iodídrico (HI)

Cl2(g) + HI → ?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o cloro (Cl) e o iodo (I), sendo o primeiro (Cl) mais eletronegativo que o segundo (I). Por essa razão, o cloro é capaz de deslocar o iodo, formando o iodo sólido (I2) e o ácido clorídrico (HCl), segundo a equação química balanceada abaixo:

Cl2(g) + 2 HI → I2(s) + 2 HCl

Exemplo 2: Reação entre o bromo líquido (Br2) e o ácido sulfídrico (H2S)

Br2(l) + H2S → ?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o bromo (Br) e o enxofre (S), sendo o primeiro (Br) mais eletronegativo que o segundo (S). Por essa razão, o bromo é capaz de deslocar o enxofre, formando o enxofre sólido (S8) e o ácido bromídrico (HBr), segundo a equação química balanceada abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

8 Br2(l) + 8 H2S → S8(s) + 16 HBr

Exemplo 3: Reação entre o iodo (I2) sólido e o ácido fluorídrico (HF)

I2(s) + HF → ?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o iodo (I) e o flúor (F), sendo o primeiro (I) menos eletronegativo que o segundo (F). Por essa razão, o iodo não é capaz de deslocar o flúor, não ocorrendo a formação de produtos.

I2(s) + HF → não ocorre

Exemplo 4: Reação entre o gás flúor (F2) e o brometo de cálcio (CaBr2)

F2(g) + CaBr2 →?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o flúor (F) e o bromo (Br), sendo o primeiro (F) mais eletronegativo que o segundo (Br). Por essa razão, o flúor é capaz de deslocar o bromo, formando o fluoreto de cálcio (CaBr2) e o gás cloro (Cl2), segundo a equação química balanceada abaixo:

F2(g) + CaBr2 → Br2(l) + CaF2

Exemplo 5: Reação entre o enxofre (S8) sólido e o cloreto de magnésio (MgCl2)

S8(s) + MgCl2 → ?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o enxofre (S) e o cloro (Cl), sendo o primeiro (S) menos eletronegativo que o segundo (Cl). Por essa razão, o enxofre não é capaz de deslocar o cloro, não ocorrendo a formação de produtos.

S8(s) + MgCl2 → não ocorre

Exemplo 6: Reação entre o gás cloro (Cl2) e o brometo de potássio (KBr)

Cl2(g) + KBr → ?

Os dois ametais envolvidos nessa reação são o cloro (Cl) e o bromo (Br), sendo o primeiro (Cl) mais eletronegativo que o segundo (Br). Por essa razão, o cloro é capaz de deslocar o bromo, formando o bromo líquido (Br2) e o cloreto de potássio (Kcl), segundo a equação química balanceada abaixo:

Cl2(g) + KBr → Br2(l) + KCl


Por Me. Diogo Lopes Dias





Videoaula relacionada:

O enxofre é uma substância que pode ser obtida a partir da reação de simples troca entre ametais
O enxofre é uma substância que pode ser obtida a partir da reação de simples troca entre ametais
Por Diogo Lopes Dias

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados