Busca

Equação de Clapeyron

A equação de Clapeyron é uma combinação matemática de observações experimentais acerca dos estados de um gás.

Por Stéfano Araújo Novais

Equação de Clapeyron, também conhecida como lei dos gases ideais.
Equação de Clapeyron, também conhecida como lei dos gases ideais.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A equação de Clapeyron, também conhecida como equação (ou lei) dos gases ideais (ou gases perfeitos), é uma combinação matemática de três observações experimentais realizadas acerca do comportamento de um gás ideal, a lei de Boyle, a lei de Charles e o princípio de Avogadro. A equação de Clapeyron pode ser descrita como PV = nRT.

A equação de Clapeyron apresenta a interrelação entre os estados de um gás, como a pressão, o volume, o número de mols e a temperatura. Pode ser aplicada não só para verificar como essas variáveis se alteram por meio das mudanças de condições experimentais, bem como para calcular parâmetros importantes da substância, como a densidade. Embora os gases ideais não existam na realidade, a equação de Clapeyron apresenta boa resposta para gases reais em condições ambiente e, por isso, é amplamente usada.

Leia também: Estudos das variáveis de estado dos gases

Resumo sobre a equação de Clapeyron

  • A equação de Clapeyron é a combinação matemática de observações experimentais acerca do comportamento de um gás ideal.
  • Sua expressão matemática é PV = nRT.
  • A equação de Clapeyron demonstra como os estados de um gás se relacionam entre si em diversas condições experimentais.
  • A equação de Clapeyron pode ser aplicada na determinação de propriedades importantes da substância, como a densidade.
  • Embora os gases ideais não existam, os gases reais podem apresentar comportamento de gás ideal sob algumas condições específicas.
  • Além disso, sabe-se que a equação de Clapeyron apresenta boas respostas experimentais em condições mais próximas da realidade.

Videoaula sobre a equação de Clapeyron

O que é a equação de Clapeyron?

Também conhecida como equação (ou lei) dos gases ideais (ou dos gases perfeitos), a equação de Clapeyron combina três observações experimentais acerca do comportamento de um gás perfeito (as moléculas estão muito afastadas, de modo que a interação entre elas, além de ser igual, é também nula).

Essas três observações experimentais são:

  • Lei de Boyle: pV = constante, se n e T são constantes.
  • Lei de Charles: V = constante ∙ T, se n e p são constantes; p = constante ∙ T, se n e V são constantes.
  • Princípio de Avogadro: V = constante ∙ n, se p e T são constantes.

Em que “p” é a pressão, V é o volume, “n” é o número de mols, e T é a temperatura.

A unificação dessas observações nos leva à seguinte equação, inicialmente descrita por Émile Clapeyron, em 1834 (daí o nome da equação em sua homenagem):

pV = constante ∙ RT

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que diz a equação de Clapeyron?

Com base na equação:

pV = constante RT

É possível definir, em condições fixas de temperatura, pressão e volume (como nas CNTP, em que T = 273 K, “p” = 1 atm, e 1 mol do gás apresenta V = 22,4 L), a chamada constante universal dos gases ideais (ou constante de Regnault), representada pela letra R. Assim, a equação de Clapeyron fica da seguinte forma:

pV = nRT

O valor de R muda de acordo com as unidades de medição de pressão e volume. A tabela a seguir traz alguns valores possíveis para essa constante.

Constante universal dos gases ideais ou constante de Regnault (R)

8,31446 J K−1 mol−1 (unidade do SI)

8,31446 Pa m³ K−1 mol−1

8,31446 ∙ 10−2 bar L K−1 mol−1

8,20574 ∙ 10−2 atm L K−1 mol−1

62,3636 mmHg L K−1 mol−1

1,98721 cal K−1 mol−1

62,364 L Torr K−1 mol−1

Ao se observar as unidades de medida, embora a pressão e o volume possam variar de unidades, a temperatura deve ser sempre utilizada em Kelvin, pois essa escala não admite valores negativos.

Leia também: Tipos de transformações dos gases

Para que serve a equação de Clapeyron?

A equação de Clapeyron é uma equação de estado, ou seja, mostra como a pressão de uma substância (que, neste caso, é um gás) relaciona-se com a temperatura, o volume e a quantidade de matéria (em mols) na amostra.

Embora não existam, na prática, gases ideais, todos os gases reais obedecem à equação de Clapeyron com uma precisão crescente à medida que a pressão do sistema é reduzida até chegar a zero (ou seja, quando P → 0). Embora ela tenha essa limitação (sendo, portanto, conhecida como lei-limite), é percebido que a lei dos gases ideais é razoavelmente correta em pressões normais. Portanto, é possível utilizá-la para descrever o comportamento de diversos gases em condições mais próximas da realidade.

Além disso, a equação de Clapeyron pode ser aplicada em algumas situações. Por exemplo, quando queremos prever o resultado da alteração de mais de uma variável de uma quantidade de gás, na chamada “transformação dos estados de um gás”.

Sabemos que R = PV/nT. Se um gás variar sua pressão de P1 para P2, seu volume de V1 para V2, sua quantidade de matéria de n1 para n2 e sua temperatura de T1 para T2, podemos escrever os estados desse gás, nas condições 1 e 2, em função de R, de modo que:

R = P1V1/n1T1, assim como R = P2V2/n2T2

Logo, podemos dizer que:

P1V1/n1T1 = P2V2/n2T2

Também é possível aplicar a equação de Clapeyron no cálculo da densidade dos gases. Sabemos que d = massa/Volume (ou d = m/V); porém o número de mols de uma substância pode ser calculado pela seguinte expressão:

n = massa/massa molar ou n = m/MM

Pela equação de Clapeyron, podemos substituir n:

\(PV=nRT\)

\(PV = \frac{m}{MM} RT \)

Mas, como a densidade é o valor da massa dividido pelo volume, é possível reajustar a expressão da seguinte maneira:

\(\text{densidade} = \frac{m}{V} = \frac{P \times MM}{R \times T} \)

Equação de Clapeyron no Enem

Segundo a Matriz de Referência do Enem, nos objetos de conhecimento associados à Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a equação de Clapeyron está dentro do tópico Transformações Químicas, mais especificamente:

Transformações Químicas - Evidências de transformações químicas. Interpretando transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.

Portanto, questões envolvendo a equação de Clapeyron são possíveis de serem avaliadas dentro do Exame Nacional do Ensino Médio.

Leia também: Como estudar Química para o Enem

Exercícios resolvidos sobre equação de Clapeyron

Questão 1. (Enem/2023) De acordo com a Constituição Federal, é competência dos municípios o gerenciamento dos serviços de limpeza e coleta dos resíduos urbanos (lixo). No entanto, há relatos de que parte desse lixo acaba sendo incinerado, liberando substâncias tóxicas para o ambiente e causando acidentes por explosões, principalmente quando ocorre a incineração de frascos de aerossóis (por exemplo: desodorantes, inseticidas e repelentes). A temperatura elevada provoca a vaporização de todo o conteúdo dentro desse tipo de frasco, aumentando a pressão em seu interior até culminar na explosão da embalagem.

ZVEIBIL V.Z. et al Cartilha de limpeza urbana. Disponível em: www.ibam.org.br. Acesso em: 6 jul 2015 (adaptado).

Suponha um frasco metálico de um aerossol de capacidade igual a 100 mL, contendo 0,1 mol de produtos gasosos à temperatura de 650 °C, no momento da explosão.

Considere:  R = 0,082 L∙atm/mol∙K

A pressão, em atm, dentro do frasco, no momento da explosão, é mais próxima de

A) 756.

B) 533.

C) 76.

D) 53.

E) 13.

Resposta: Letra C

Ajustando as unidades de medida em função de R, temos que o volume é de 0,1 L e a temperatura é de 923 K. Aplicando a equação de Clapeyron:

PV = nRT

P 0,1 = 0,1 0,082 923

P = 0,082 923

P = 75,8 atm ≈ 76 atm

Questão 2. (Enem PPL/2022) Os airbags de segurança dos automóveis são acionados com o impacto, que envia um sinal elétrico para o dispositivo e inicia a reação explosiva do trinitreto de sódio (NaN3), produzindo sódio metálico e nitrogênio molecular, conforme a equação:

2 NaN3 (s) → 2 Na (s) + 3 N2 (g)

O gás produzido tem função de inflar o airbag. Esse tipo de dispositivo contém, aproximadamente, 100 g de NaN3.

Considere: PV = nRT; P = 1 atm; T = 25 °C; R = 0,0821 L · atm/K · mol; 0 °C = 273 K

Massas molares: NaN3 = 65 g/mol; N2 = 28 g/mol; Na = 23 g/mol

Nesse dispositivo, o volume de gás produzido, em litro, é

A) 4,7.

B) 9,4.

C) 18,8.

D) 56,5.

E) 113,0.

Resposta: Letra D.

O volume de gás produzido é determinado pela equação de Clapeyron (PV = nRT). Contudo, não há informações acerca da quantidade de mols de N2 produzida após 100 g de NaN3 serem utilizados para inflar o airbag.

Para tal, faz-se a seguinte estequiometria:

2 mols NaN3

---------------------------

3 mols N2

100 g NaN3

---------------------------

x

Como não se mistura mol e massa de substâncias diferentes e estamos interessados no número de mols de N2, convertemos os 100 g de NaN3 para mols por meio da seguinte expressão:

n = massa/massa molar

n = 100/65

n ≈ 1,54 mol

Com isso, a regra de 3 fica da seguinte forma:

2 mols NaN3

---------------------------

3 mols N2

1,54 mol NaN3

---------------------------

x

Portanto, x = 2,31 mols de N2.

Substituindo-se o valor de mols de N2 na equação de Clapeyron, temos que:

PV = nRT

1 V = 2,31 0,0821 298

V ≈ 56,5 L

Fontes

ATKINS, P.; DE PAULA, J.; KEELER, J. Physical Chemistry. 11. ed. Oxford: Oxford University Press, 2018.

ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Príncípios de Química: Questionando a vida e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

CASTELLAN, G. Fundamentos de Físico-Química. 1. ed. Barueri: LTC Editora, 1986.

DO CANTO, E. L.; LEITE, L. L. C.; CANTO, L. C. Química – na abordagem do cotidiano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

Videoaulas


Qual a massa atômica do Cobre (Cu)? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A 65,252
B 63,546
C 60,888
Ver resposta