Alcinos

Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com uma ligação tripla.

Os alcinos ou alquinos são compostos orgânicos cujas cadeias são formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio, acíclicos (de cadeias abertas), com uma ligação tripla entre dois carbonos. Portanto, seu grupo funcional é dado por:

O exemplo mais conhecido de alcino é o acetileno, cuja fórmula está representada abaixo:


Fórmula do acetileno (etino)

Esse composto é um gás pouco solúvel em água, mas bastante solúvel em solventes orgânicos. Ele pode ser obtido colocando o carbeto de sódio ou carbureto (CaC2) para reagir com água. O carbureto pode ser obtido por meio do calcário e de carvão:

1ª etapa: Obenção do carbureto:

*Aquecimento do calcário: CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

* Aquecimento do óxido de cálcio com o carvão: CaO(s) + 3C(s) CaC2(s) + CO(g)

2ª etapa: Produção do acetileno: CaC2(s) + 2 H2O(l) → C2H2(g) + Ca(OH)2(aq)

Antigamente, esse gás era muito usado em lanterna para exploração de cavernas, chamadas de lanternas de carbureto. Mas tinha o incoveniente do cheiro exalado ser desagradável. O acetileno é um gás tóxico que pode causar dores de cabeça e dificuldades respiratórias.

Hoje suas principais aplicações são em maçaricos de oxiacetilênicos, pois, ao entrar em combustão, produz uma chama azul que chega a 3000ºC que é usada para soldar e cortar metais; além de ser matéria-prima na produção de fibras têxteis, borrachas sintéticas e plásticos, tais como os polímeros PVA (poliacetato de vinila - usado na produção de cola e gomas de mascar) e PVC (policloreto de vinila – usado em tubos para encanamento de água e esgoto, fraldas, cortinas, toalhas de mesa, sapatos e roupas de couro sintético, película para embalar alimentos, bandejas etc).

Os alcinos são também chamados de hidrocarbonetos acetilênicos porque todos são derivados do acetileno. Com exceção do acetileno, todos os alcinos são inodoros e incolores.

A nomenclatura desses compostos segue as mesmas regras estabelecidas para os alcanos e alcenos, com a única diferença de que o infixo que indica a tripla ligação é “in”. Veja alguns exemplos:

No caso de alcinos ramificados, a insaturação (tripla ligação) deve vir na cadeia principal e a numeração deve começar da extremidade mais próxima da insaturação, e não da ramificação.

Exemplos:

Todos os alcinos seguem a fórmula geral: CnH2n-2 (em que n é igual a qualquer número inteiro), que é a mesma dos dienos.
Exemplos:





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça